Dinâmica dos Elementos Químicos
A Dinâmica dos Elementos Químicos foi aplicada na turma de 1º ano de Meio Ambiente do IFBA de Vitória da Conquista, em 26 de maio de 2014. O objetivo da atividade foi revisar a Classificação Periódica dos Elementos, a Distribuição Eletrônica e fazer com que os alunos conheçam alguns dos elementos da Tabela Periódica.
- Caixa ou saquinho para o sorteio;
- Cartolina;
- Canetinhas.
Procedimentos
Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha com um elemento químico e seu número atômico, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo (vale 1 ponto), como ele se classifica (1 ponto) e fazer a distribuição eletrônica (2 pontos). Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal. O grupo que tiver mais pontos vence.
Oficina de Geometria Molecular
A Oficina de Geometria Molecular foi elaborada para que os alunos construíssem estruturas moleculares utilizando o conhecimento de geometria molecular. O objetivo foi facilitar a visualização da geometria das moléculas através da construção de modelos que representem como as moléculas se posicionam no espaço. A Oficina ocorreu no dia 23 de setembro de 2014 no IFBA, com os alunos do 1º ano de Meio Ambiente.
Materiais:
- Palitos de Churrasco;
- Bolinhas de isopor (pequenas e médias);
- Tinta guache diversas cores;
- Pincel;
- Canetas coloridas;
- Tesoura;
- Cartolina.
Procedimentos
Utilizando a cartolina e as canetas
coloridas, escreva a fórmula molecular de três compostos para cada uma das
seguintes geometrias moleculares: linear, trigonal plana, angular, tetraédrica
e piramidal, e coloque-as misturadas e viradas para baixo em uma mesa. Divida
os alunos em 5 grupos e peça para um representante de cada grupo escolher três
fichas. Os alunos terão 10 minutos para descobrir a geometria de cada molécula.
Assim que terminarem, um sorteio deverá ser feito entre os grupos. Cada grupo
ficará responsável por uma geometria molecular, e trocarão entre si as fichas
com a geometria descoberta anteriormente. Assim teremos os grupos das
geometrias: Linear, Trigonal Plana, Angular, Tetraédrica e Piramidal. Os alunos
deverão montar a geometria conforme saiu no sorteio, utilizando as bolinhas de
isopor pintadas com cores diferentes para representar cada átomo (ver Tabela 1 abaixo).
Elemento
|
Cor
|
Hidrogênio
|
Branco
|
Carbono
|
Preto
|
Silício
|
Cinza
|
Nitrogênio
|
Azul
|
Oxigênio
|
Vermelho
|
Fósforo
|
Púrpura
|
Boro
|
Marrom
|
Enxofre
|
Amarelo
|
Átomos
de metais
|
Dourado
|
Flúor
|
Verde
claro
|
Cloro
|
Verde
escuro
|
Bromo
|
Castanho
|
Iodo
|
Violeta
|
Observação: é importante deixar
claro aos alunos que as bolinhas de isopor não representam o tamanho real dos
átomos (aproveite para discutir e relembrar raios atômicos). O professor ou
bolsista também deve lembrá-los que estão construindo modelos que representam
algo real, e que os ângulos das ligações não foram representados fielmente como
é determinado experimentalmente para cada tipo de geometria molecular.
Acesse o roteiro da dinâmica!
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