Dinâmicas



Dinâmica dos Elementos Químicos




A Dinâmica dos Elementos Químicos foi aplicada na turma de 1º ano de Meio Ambiente do IFBA de Vitória da Conquista,  em 26 de maio de 2014. O objetivo da atividade foi revisar a Classificação Periódica dos Elementos, a Distribuição Eletrônica e fazer com que os alunos conheçam alguns dos elementos da Tabela Periódica.

Materiais:


  • Caixa ou saquinho para o sorteio;
  • Cartolina;
  • Canetinhas.


Procedimentos

Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha com um elemento químico e seu número atômico, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo (vale 1 ponto), como ele se classifica (1 ponto) e fazer a distribuição eletrônica (2 pontos). Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal. O grupo que tiver mais pontos vence.

Acesse o roteiro da dinâmica!


Oficina de Geometria Molecular


A Oficina de Geometria Molecular foi elaborada para que os alunos construíssem estruturas moleculares utilizando o conhecimento de geometria molecular. O objetivo foi facilitar a visualização da geometria das moléculas através da construção de modelos que representem como as moléculas se posicionam no espaço. A Oficina ocorreu no dia 23 de setembro de 2014 no IFBA, com os alunos do 1º ano de Meio Ambiente.

Materiais:


  • Palitos de Churrasco;
  • Bolinhas de isopor (pequenas e médias);
  • Tinta guache diversas cores;
  • Pincel;
  • Canetas coloridas;
  • Tesoura;
  • Cartolina.


Procedimentos

Utilizando a cartolina e as canetas coloridas, escreva a fórmula molecular de três compostos para cada uma das seguintes geometrias moleculares: linear, trigonal plana, angular, tetraédrica e piramidal, e coloque-as misturadas e viradas para baixo em uma mesa. Divida os alunos em 5 grupos e peça para um representante de cada grupo escolher três fichas. Os alunos terão 10 minutos para descobrir a geometria de cada molécula. Assim que terminarem, um sorteio deverá ser feito entre os grupos. Cada grupo ficará responsável por uma geometria molecular, e trocarão entre si as fichas com a geometria descoberta anteriormente. Assim teremos os grupos das geometrias: Linear, Trigonal Plana, Angular, Tetraédrica e Piramidal. Os alunos deverão montar a geometria conforme saiu no sorteio, utilizando as bolinhas de isopor pintadas com cores diferentes para representar cada átomo (ver Tabela 1 abaixo). 

Elemento
Cor
Hidrogênio
Branco
Carbono
Preto
Silício
Cinza
Nitrogênio
Azul
Oxigênio
Vermelho
Fósforo
Púrpura
Boro
Marrom
Enxofre
Amarelo
Átomos de metais
Dourado
Flúor
Verde claro
Cloro
Verde escuro
Bromo
Castanho
Iodo
Violeta

Observação: é importante deixar claro aos alunos que as bolinhas de isopor não representam o tamanho real dos átomos (aproveite para discutir e relembrar raios atômicos). O professor ou bolsista também deve lembrá-los que estão construindo modelos que representam algo real, e que os ângulos das ligações não foram representados fielmente como é determinado experimentalmente para cada tipo de geometria molecular.

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